No homem, pouco ou nenhum comportamento institivo é herdado. O aspecto
básico para a hereditariedade humana, tanto espécie quanto para o indivíduo, é
a existência de algumas capacidades para a aprendizagem. O desenvolvimento
destas capacidades é que forma o indivíduo.
Segundo Clifforf T. Morgan [MOR 77] "a aprendizagem é qualquer
mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiência
ou de prática".
A aprendizagem é uma iteração entre o estímulo e a resposta, variáveis
que são tão difíceis de estudar e quase impossível para isolar inúmeras
configurações e princípios significativos.
Existem algumas situações que acarretam modificações significativas do
comportamento, mas que não podem ser consideradas aprendizagem. Pode-se citar
como exemplo alterações nas condições bioquímicas (fadiga ou hipertireoidismo)
ou deterioração orgânica temporária ou permanente (perna quebrada ou amputada).
A aprendizagem se difunde pela vida do homem em todos os seus aspectos:
aprendizagem motora, aprendizagem cognitiva e aprendizagem emocional.
Geralmente as respostas são rotuladas de acordo com a característica
predominante da situação de aprendizagem e dos seus resultados, porém, na
verdade, nenhuma se verifica separadamente das outras.
Clifforf T. Morgan [MOR 77] apresenta dois tipos básicos de
aprendizagem: condicionamento clássico e condicionamento operante. As
principais diferenças destes condicionamentos são apresentadas na tabela
abaixo.
Condicionamento Clássico
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Condicionamento Operante
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Estímulo
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Acontecimento específico (exemplo: som de um tom)
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Situação duradoura com vários aspectos. Apenas um
destes aspectos é significativo para a aprendizagem.
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Resposta
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Específica
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Inicialmente movimentos diferentes e casuais na
situação estimuladora.
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Relação reforço X resposta
|
O reforço é sempre apresentado depois da situação
condicionante, dependendo da resposta apresentada.
|
Reforço depende da resposta, sendo aplicado
somente quando a resposta é correta.
|
Estes condicionamentos não apresentam todas as situações possíveis em que a aprendizagem tem sido investigada, mas representam os propósitos fundamentais da investigação experimental até os dias atuais.
Capacidade para Aprender
Em pesquisas realizadas, foram determinados alguns fatores que ajudam ou
prejudicam a aprendizagem [MOR 77]:
- aprendiz
- métodos de
aprendizagem
- tipo de
material utilizado para a aprendizagem
Aprendiz
A capacidade de aprender depende de alguns aspectos do indivíduo:
- nível de
inteligência;
- idade: a
inteligência efetiva permanece praticamente constante durante toda a vida,
depois de ter atingido seu ponto máximo por volta dos vinte anos. Testes
mostraram que a aprendizagem de material novo é menor depois dos 50 anos.
Outros mostraram que a capacidade de utilizar o que foi aprendido diminui
pouco com o avanço da idade;
- estímulo e
ansiedade: para aprender o indivíduo precisa estar estimulado, porém não
de forma excessiva, pois excesso de estímulo pode impedir a aprendizagem.
Ansiedade é outra característica importante. Excesso de ansiosidade pode
perturbar a aprendizagem;
- transferência
de aprendizagem anterior: as aprendizagens novas se fundamentam nas
anteriores. Esta transferência de aprendizagem pode ser uma ajuda (
transferência positiva) ou obstáculo (transferência negativa).
Estratégias de Aprendizagem
Os pontos principais das estratégias de aprendizagem são:
- prática maciça
X prática espaçada: o estudo maciço não se mostra um bom método para uma
boa e permanente apreendizagem. Para muitas tarefas, o melhor resultado é
obtido com o estudo regularmente espeçado - pequenos períodos de estudo,
com intervalos de repouso;
- feedback: a
medida que o indivíduo conhece seu progresso, ele aprende mais
rapidamente;
- aprendizagem
de todo e aprendizagem de parte: cada método possui suas vantagens e
desvantagens. A aprendizagem em partes apresenta maiores vantagens quando
as partes são facilmente separadas do todo. Este método exerce um
incentivo maior ao indivíduo, pois fornece a impressão de realização ao dominar
uma parte. Porém o método de partes apresenta desvantagens: necessidade de
memorização adicional para ligar as partes que foram aprendidas
separadamente e a existência de um risco de misturar as partes e
colocá-las em ordem errada. Por outro lado, a aprendizagem de todo mostra
vantagens quando o todo é suficientemente pequeno para ser dominado
utilizando a aprendizagem espaçada;
- programas de
aprendizagem: programas de aprendizagem são formados por uma série de
perguntas ou problemas que o indivíduo deve responder. Os programas devem
registrar a resposta e fornecer um feedback. Os problemas devem ser
apresentados em uma ordem pré-determinada para constituir uma boa
sequência de aprendizagem. Todo o programa devem fornecer ao indivíduo uma
progressão de acordo com a velocidade própria.
Material de Aprendizagem
As características que o material de aprendizagem deve possuir são:
- distinção
perceptiva: é mais fácil lembrar de informações, situações que são
apresentadas de forma distinta as demais;
- significado
associativo: quanto mais significativo for o material, mais fácil de
aprendê-lo. Existem três tipos básicos de significação (associativo,
conceitual e hierárquico) que não são mutuamente exclusivos e podem ser
associados para fornecer maior significado ao material;
- semelhanças
conceituais;
- hierarquia
conceitual: o material deve apresentar uma hierarquia de conceitos bem
elaborada;
- hierarquia associativa: nesta hierarquia os itens são associados mas não necessariamente numa hierarquia conceitual.
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ResponderExcluirBlogueiros(as)
ResponderExcluirO Blog de vocês - TEORIAS MOTIVACIONAIS ficou diversificado, bonito layout, bem ilustrado!
Vocês trataram das questões propostas com base nos autores de referência - Maslow, Alderfer, McClelland. Também, apresentaram o(s) caso(s) solicitado(s), vídeos, reflexões, ilustrações, todos esses, conteúdos mínimos propostos em nossos roteiros de estudo sobre a Motivação.
Ainda, vocês contemplaram os tópicos sugeridos sobre Aprendizagem por Condicionamento.
PARABÉNS!! Recomendo a navegação!
Ah, torço ainda para que a criação deste blog represente possibilidades de discussão, de participação, de troca de ideias sobre a motivação, a aprendizagem e outros temas, além de ser um ótimo espaço de comentários e de interação com as pessoas.
Abraço,