terça-feira, 11 de junho de 2013

Aprendizagem

No homem, pouco ou nenhum comportamento institivo é herdado. O aspecto básico para a hereditariedade humana, tanto espécie quanto para o indivíduo, é a existência de algumas capacidades para a aprendizagem. O desenvolvimento destas capacidades é que forma o indivíduo.
Segundo Clifforf T. Morgan [MOR 77] "a aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiência ou de prática".

A aprendizagem é uma iteração entre o estímulo e a resposta, variáveis que são tão difíceis de estudar e quase impossível para isolar inúmeras configurações e princípios significativos.
Existem algumas situações que acarretam modificações significativas do comportamento, mas que não podem ser consideradas aprendizagem. Pode-se citar como exemplo alterações nas condições bioquímicas (fadiga ou hipertireoidismo) ou deterioração orgânica temporária ou permanente (perna quebrada ou amputada).
A aprendizagem se difunde pela vida do homem em todos os seus aspectos: aprendizagem motora, aprendizagem cognitiva e aprendizagem emocional. Geralmente as respostas são rotuladas de acordo com a característica predominante da situação de aprendizagem e dos seus resultados, porém, na verdade, nenhuma se verifica separadamente das outras.
Clifforf T. Morgan [MOR 77] apresenta dois tipos básicos de aprendizagem: condicionamento clássico e condicionamento operante. As principais diferenças destes condicionamentos são apresentadas na tabela abaixo.
Condicionamento Clássico
Condicionamento Operante
Estímulo
Acontecimento específico (exemplo: som de um tom)
Situação duradoura com vários aspectos. Apenas um destes aspectos é significativo para a aprendizagem.
Resposta
Específica
Inicialmente movimentos diferentes e casuais na situação estimuladora.
Relação reforço X resposta
O reforço é sempre apresentado depois da situação condicionante, dependendo da resposta apresentada.
Reforço depende da resposta, sendo aplicado somente quando a resposta é correta.

Estes condicionamentos não apresentam todas as situações possíveis em que a aprendizagem tem sido investigada, mas representam os propósitos fundamentais da investigação experimental até os dias atuais.

Capacidade para Aprender
Em pesquisas realizadas, foram determinados alguns fatores que ajudam ou prejudicam a aprendizagem [MOR 77]:
  • aprendiz
  • métodos de aprendizagem
  • tipo de material utilizado para a aprendizagem
Aprendiz
A capacidade de aprender depende de alguns aspectos do indivíduo:
  • nível de inteligência;
  • idade: a inteligência efetiva permanece praticamente constante durante toda a vida, depois de ter atingido seu ponto máximo por volta dos vinte anos. Testes mostraram que a aprendizagem de material novo é menor depois dos 50 anos. Outros mostraram que a capacidade de utilizar o que foi aprendido diminui pouco com o avanço da idade;
  • estímulo e ansiedade: para aprender o indivíduo precisa estar estimulado, porém não de forma excessiva, pois excesso de estímulo pode impedir a aprendizagem. Ansiedade é outra característica importante. Excesso de ansiosidade pode perturbar a aprendizagem;
  • transferência de aprendizagem anterior: as aprendizagens novas se fundamentam nas anteriores. Esta transferência de aprendizagem pode ser uma ajuda ( transferência positiva) ou obstáculo (transferência negativa).
Estratégias de Aprendizagem
Os pontos principais das estratégias de aprendizagem são:
  • prática maciça X prática espaçada: o estudo maciço não se mostra um bom método para uma boa e permanente apreendizagem. Para muitas tarefas, o melhor resultado é obtido com o estudo regularmente espeçado - pequenos períodos de estudo, com intervalos de repouso;
  • feedback: a medida que o indivíduo conhece seu progresso, ele aprende mais rapidamente;
  • aprendizagem de todo e aprendizagem de parte: cada método possui suas vantagens e desvantagens. A aprendizagem em partes apresenta maiores vantagens quando as partes são facilmente separadas do todo. Este método exerce um incentivo maior ao indivíduo, pois fornece a impressão de realização ao dominar uma parte. Porém o método de partes apresenta desvantagens: necessidade de memorização adicional para ligar as partes que foram aprendidas separadamente e a existência de um risco de misturar as partes e colocá-las em ordem errada. Por outro lado, a aprendizagem de todo mostra vantagens quando o todo é suficientemente pequeno para ser dominado utilizando a aprendizagem espaçada;
  • programas de aprendizagem: programas de aprendizagem são formados por uma série de perguntas ou problemas que o indivíduo deve responder. Os programas devem registrar a resposta e fornecer um feedback. Os problemas devem ser apresentados em uma ordem pré-determinada para constituir uma boa sequência de aprendizagem. Todo o programa devem fornecer ao indivíduo uma progressão de acordo com a velocidade própria.
Material de Aprendizagem
As características que o material de aprendizagem deve possuir são:
  • distinção perceptiva: é mais fácil lembrar de informações, situações que são apresentadas de forma distinta as demais;
  • significado associativo: quanto mais significativo for o material, mais fácil de aprendê-lo. Existem três tipos básicos de significação (associativo, conceitual e hierárquico) que não são mutuamente exclusivos e podem ser associados para fornecer maior significado ao material;
  • semelhanças conceituais;
  • hierarquia conceitual: o material deve apresentar uma hierarquia de conceitos bem elaborada;
  • hierarquia associativa: nesta hierarquia os itens são associados mas não necessariamente numa hierarquia conceitual.



2 comentários:

  1. Blogueiros(as)

    O Blog de vocês - TEORIAS MOTIVACIONAIS ficou diversificado, bonito layout, bem ilustrado!
    Vocês trataram das questões propostas com base nos autores de referência - Maslow, Alderfer, McClelland. Também, apresentaram o(s) caso(s) solicitado(s), vídeos, reflexões, ilustrações, todos esses, conteúdos mínimos propostos em nossos roteiros de estudo sobre a Motivação.
    Ainda, vocês contemplaram os tópicos sugeridos sobre Aprendizagem por Condicionamento.
    PARABÉNS!! Recomendo a navegação!

    Ah, torço ainda para que a criação deste blog represente possibilidades de discussão, de participação, de troca de ideias sobre a motivação, a aprendizagem e outros temas, além de ser um ótimo espaço de comentários e de interação com as pessoas.

    Abraço,

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