Existem duas escolas principais de pensamento acerca do processo de aprendizagem:uma consiste nas teorias behavioristas,e a outra nas teorias cognitivas.Os teóricos cognitivos vêe a aprendizagem como uma função de processos puramente mentais,enquanto os teóricos behavioritas concentram-se quase que exclusivamente em comportamentos observáveis.
A aprendizagem do consumidor pode ser considerada um processo pelo qual os indíviduos adquirem o conhecimento e a experiência de compra e consumo,a aprendizagem do consumidor é um processo ou seja ela evolui continuamente e muda em função de conhecimento adquiridos ou em função da experiência vividas.
Os elementos presentes em quase todas as teorias da aprendizagem são:
Motivação: É importante pois baseia-se em necessidades e em objetivos
Sinais: São os estímulos que dão direção a esses motivos
Resposta: A maneira como os indivíduos reagem a uma força ou sinal como eles se comportam constitui as suas respostas.Aprendizagem pode ocorrer mesmo quando as resposta não sejam manifestas.
Reforço: Aumenta a probabilidade de que uma resposta específica irá ocorrer no futuro como resultado de sinais específicos ou estímulos.
1 – Teoria Comportamental
PAVLOV
Para Pavlov a aprendizagem é uma resposta a estímulos condicionais. Sua aquisição se dá pelo "condicionamento respondente” que modifica o comportamento natural do indivíduo. Em conseqüência da fraca retenção, que depende de re-acoplar estímulos, a transferência não é significativa. É o famoso exame do DETRAN para revalidar a carteira de motorista.
SKINNER
A aprendizagem decorre de uma ação primeira do sujeito que será reforçada. A retenção, ou seja, a própria aprendizagem, é também fraca, pois depende da manutenção dos reforços sobre as respostas que vão acontecendo. O “sujeito aprendiz” tem pouca participação e não necessita de motivação própria. Assim
como a teoria de Pavlov, o método de Skinner é indicado para aprendizagens menos complexas que podem ser realizadas por meio do reforço.
BANDURA
BANDURA
O efeito “vicariante” é a tônica em sua teoria. Segundo ela, o reforço recebido por um sujeito, pode ter um efeito sobre os demais que passarão a imitá-lo com o objetivo de também receberem o mesmo reforço. Este tipo de aprendizagem acontece em grupos homogêneos, quando um participante reforçado, serve de
exemplo modelar para todos os outros. Excelente método para incentivar aulas de ginástica quando alguns colegas vêem o resultado no “corpinho esculpido de outros”. Pode ser aplicado em milhões de situações também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário